Obras do pensamento moderno: A UTOPIA. Thomas More.

Há duas idéias centrais em Utopia que se ladeiam o tempo todo. A não existência da propriedade privada e os interesses individuais subjugados pelas necessidades coletivas. O Humanismo de More é um grande rompimento com o pensamento medieval. Não há interesse imediato por uma recompensa no além, mas uma preocupação com o mundo físico.

A descrição da ilha é uma crítica a Inglaterra do seu tempo. Há uma revolta de More contra a desigualdade material e a concentração de riquezas. A propriedade privada já não é entendida por ele como direito natural de posse.

Para a criação dessa sociedade perfeita, More se inspirou na República de Platão. Cita com freqüência seus escritos, e vê a necessidade um governo democrático, eleito e diretamente ligado aos interesses do povo.

Curiosidade: Thomas More foi canonizado e é o único santo católico a possuir uma estátua em sua homenagem em Moscou.

Anúncios

2 opiniões sobre “Obras do pensamento moderno: A UTOPIA. Thomas More.”

  1. É sem dúvida de uma actualidade impressionante.
    Como o Homem devia ser Educado nestas bases desde Pequeno.Tenho a certeza que o que se chama Utopia passaria a contribuir para a Construção de um Mundo melhor!Assim a Utopia deixaria de ser algo considerado como Impossivel!A Educação é a base e nela deveriam estar incluídos os Pensamentos Humanistas!
    Tenho a certeza que se o Homem fosse educado desde pequeno nestes Valores, ter-se-iam evitado muitos dos Conflitos que envergonham a História da Humanidade até Hoje!
    A Educação e o Conhecimento são a Base !

  2. O homem por natureza é um ser corruptível, mesmo alicerçado por uma educação voltada ao bem, sofreria nuances de um caráter dissoluto moldado pela sociedade hedonista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s