Como os intelectuais chineses vêem a globalização

publico-atras-bandeira-china-1g

(Análise da obra de BERGER, Peter; HUNTINGTON, Samuel (org.). Muitas Globalizações: Diversidade Cultural no Mundo Contemporâneo. Tradução de Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Record, 2004.)

Desde o início dos anos 80 os intelectuais chineses discutem a respeito da globalização. Fundamentalmente, foi a partir de um artigo publicado em 1987, que a questão foi levantada de maneira mais acalorada. O artigo afirmava que se a China não se modernizasse, poderia passar pelo mesmo atraso que experimentara quando foi vassalo das potências européias. Com a urgência do tema, a discussão ganhou os meios acadêmicos e os círculos da elite chinesa.

Os autores afirmam então, que a postura geral dos intelectuais chineses tem sido receber a globalização de braços abertos. Alguns sustentam até que a globalização pode trazer paz permanente ao mundo, eliminar as desigualdades, levar ao desenvolvimento e à prosperidade. O grande argumento, porém é certamente o esforço de modernização da China que foi associado ao fenômeno globalizante. Outro ponto importante, encarado até então com preocupação pelos intelectuais chineses, foi o nacionalismo radical. O medo era de que o partido-Estado manipulasse as emoções nacionalistas da nova geração como forma de manter o regime autoritário. A globalização aparece então uma alternativa que pode trazer democracia e liberdade ao povo chinês.

Apenas um pequeno grupo de intelectuais chineses parece ser contrário à globalização, os chamados Neomarxistas, ou a Nova Esquerda. Acreditam que a globalização fará mais mal do que bem à China, que estaria se abrindo para a desigualdade social que caminha junto ao capitalismo e à rápida acumulação de capital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s