Guerra do Paraguai e construção da identidade nacional

avai

O Paraguai representou um fiasco no mapa dos êxitos dos conquistadores, ávidos por ouro e riquezas. O país, fundamentalmente agropecuário, serviu apenas na luta contra as pretensões expansionistas dos portugueses. Se o Paraguai construiu uma imagem que se opôs a imagem das “outras” nações, o Brasil também não fugiu a essa regra, e impôs como o nosso outro a América Latina como um todo. Entretanto, em um determinado momento da história brasileira no século XIX, o nosso oposto foi o Paraguai. Contra ele fizemos uma guerra que, além de representar uma luta por território e hegemonia, representava, sobretudo, uma luta pela identidade afetada pela iminente derrocada de nosso império escravista e de seu modelo de civilização. Enquanto o Brasil insistia na defesa de uma civilização imperial e escravista, outros países latino-americanos, em sua maioria, eram formalmente republicanos e antiescravistas.

Para que fosse construída nossa identidade nacional, foi utilizada como contraponto a imagem do “outro”, do bárbaro incivilizado, nesse caso o próprio Paraguai. Nessa perspectiva a intervenção bélica era entendida como um bem.

Uma das formas de legitimar nossa intervenção militar foi a tentativa de definir a imagem civilizada que buscávamos através da obra de Pedro Américo: “Avaí”. Esta obra representa o esforço de glorificação do Estado Imperial e de suas conquistas.

O Brasil, que sustentou praticamente sozinho a guerra, pagou um preço alto pela vitória. Durante os cinco anos de lutas, as despesas do Império chegaram ao dobro de sua receita, provocando uma crise financeira. Já o exército passou a ser uma força expressiva dentro da vida nacional. Transformara-se numa instituição forte que, com a guerra, ganhara tradições e coesão interna, características que o transformaram em principal agente político nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s