Cinema: Amistad (1997)

“Amistad”, ou amizade, é o nome do navio negreiro que dá título ao filme de Steven Spielberg, lançado em 1997. A película é baseada em uma história real ocorrida em 1839. Nessa data os escravos que eram transportados da África se rebelam e assumem o comando do navio. Entretanto, como desconheciam os mecanismos de navegação, numa frustrada tentativa de voltar ao seu país de origem, acabam sendo capturados por um navio americano na costa dos Estados Unidos.

Talvez o que mais chame a atenção no filme seja a forma brutal em que os negros eram tratados durante o transporte transatlântico. Os escravos eram mantidos sob péssimas condições. Recebiam pouca comida e água, sofriam estupros, e eram mantidos acorrentados em espaços muito pequenos. Além disso, muitos contraiam doenças que, naquelas condições, eram fatais. Poucos conseguiam sobreviver à viagem.

No caso do “La Amistad”, os escravos acabam indo a julgamente, inicialmente pelo assassinato  da tripulação, porém, quando o caso ganha vulto, chegando a suprema corte, um jogo de interesses se coloca acima da liberdade dos indivíduos, sendo que a coroa espanhola, os traficantes de escravos e os comerciantes americanos reclamavam o direito de posse sobre os escravos. A partir desse quadro o ex-presidente John Quincy Adams deixa sua aposentadoria para defender os africanos, assumindo uma posição abolicionista.

O filme acompanha toda a longa batalha judicial que se deu por sobre a questão, e a trajetória do grupo de 53 negros, desde o seu aprisionamento por traficantes de escravos até o retorno ao continente africano. Dá ainda mostras de um antagonismo norte-sul que desembocaria na Guerra Civil Americana poucos anos depois.

Anúncios

2 comentários em “Cinema: Amistad (1997)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s