Sobre a Política Indiginista do Brasil no Século XIX

É certo que indianismo, movimento artístico e literário desse período exaltava o índio, mas não na sua configuração atual, criou-se uma figura mitológica do bom-selvagem, que remontava aos tupis-guaranis, mesmo que esses não existissem mais naquele momento. O “mau índio” era denominado de botocudo – bravos e arredios aos portugueses.

A grande questão indígena no Brasil do século XIX era, sem dúvida, a luta pela terra. Exterminar a cultura dos povos nativos era uma prioridade, a fim de desapropriar terras para a cultura do café. O governo atuava em diversas frentes: Civilizava, a fim de que o índio perdesse sua cultura, e conseqüentemente, o direito a terra – movimento amparado pela Lei. Tentava diluir o índio na população branca, através do casamento misto e da proibição da língua indígena nas escolas das aldeias. Controlava e domesticava – lançando mão da catequese – para preparar o indígena para o mundo do trabalho. Aqueles que se rebelavam à evangelização (cenário normalmente construído pelos brancos) tinham que deixar a terra ou passariam a ser escravos.

Muitos desses problemas são correntes até o dia de hoje. Aldeamentos comuns, entre tribos inimigas inclusive, e a desconsideração da religião do índio – normalmente ligada ao território geraram muitos conflitos. A tutela do índio – questão que se coloca quando não reconhecemos efetivamente sua autonomia administrativa, querendo decidir de forma imperativa e etnocêntrica o futuro desses povos – é sem dúvida um dos maiores desafios que a nação tem de enfrentar.

Para maiores informações:
CUNHA, Maria Manuela Ligeti Carneiro da . História dos Indios No Brasil (Segunda Edição). 2. ed. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1998. 608 p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s