O Velho – A história de Luiz Carlos Prestes

O documentário “O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes” do diretor Toni Venturi, perpassa toda a vida de um dos personagens mais perseguidos do século passado, o líder do Partido Comunista Brasileiro, Luiz Carlos Prestes.

O filme mostra a épica marcha de 25.000 km da Coluna Prestes nos anos 20, quando o líder era ainda capitão e suas relações políticas com Getúlio Vargas. Trata de sua transferência para a União Soviética – quando aprofundou seus conhecimentos marxistas – e de seu retorno clandestino ao Brasil.

Foi na viagem de volta que Prestes conheceu Olga Benário, que posteriormente seria entregue à Hitler por Vargas. Olga morreria em um campo de concentração na Alemanha.

A partir de 1935 Prestes se alia à ANL – Aliança Nacional Libertadora, sendo conclamado presidente de honra da instituição e exigindo a derrubada de Vargas. Com essa posição o movimento é colocado na ilegalidade e Prestes comanda a Intentona Comunista, uma frustrada tentativa de tomada de poder que desencadeou um violento processo de repressão e prisão contra os comunistas. Em 1936 Prestes é preso e condenado à prisão; nove anos depois é anistiado pelo Estado Novo. Elege-se senador, mas devido à cassação do registro do PCB, Prestes é novamente colocado na clandestinidade.

Com o golpe militar de 1964, foi novamente perseguido e, ao final dos anos 60 exilou-se na União Soviética só regressando ao Brasil em 1979 devido à anistia.

A partir de 1982, devido a divergências no PCB, junto a diversos militantes, uniu-se ao PDT, lutando pelo não pagamento da dívida externa e pela eleição de Leonel Brizola.

Luis Carlos Prestes morreu aos 92 anos de idade no Rio de Janeiro.

Anúncios

2 comentários em “O Velho – A história de Luiz Carlos Prestes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s